segunda-feira, 30 de abril de 2012
REFLEXÃO DO DIA!
Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.
Paulo Coelho
TEXTO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Sites sobre Educação inclusiva
Alunos
Rede Saci - A Rede SACI atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando a estimular a inclusão social e digital, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência. O site disponibiliza diversas notícias e artigos relacionados a educação especial e inclusão, acessibilidade e tecnologia. Há também espaço para interação entre os usuários da rede.
Núcleo de Informática na Educação Especial da UFRGS - Este site disponibiliza informações sobre os projetos desenvolvidos, links de referência, relatos do trabalho com alunos e textos relacionados à informática na educação especial.
Acesso Brasil - Neste site é possível encontrar notícias sobre acessibilidade para diversos tipos de deficiência, além de acessar um curso com recusos multimídia sobre a língua de sinais brasileira (LIBRAS). Há também o DaSilva, uma ferramenta para avaliação de acessibilidade de sites.
Escola de gente - Este site, que tem como objetivo democratizar o conceito e a prática da sociedade inclusiva, disponibiliza diversos textos, dicas de sites, notícias e informações sobre cursos.
Entre Amigos - Este site disponibiliza informações, textos e dicas sobre a pessoa com deficiência. Tambem possui um canal de comunicação entre os visitantes.
Braille Virtual logo
Braille Virtual -
A Faculdade de Educação da USP disponibiliza o curso on-line aberto, público e gratuito de Braille. O curso é orientado não só a educadores, como também crianças, pais e professores.
Deaf-blogs - Este é um site que tem como objetivo reunir pessoas surdas de diversas localidades do mundo para que compartilhem suas experiências utilizando Língua de Sinais.
Professor Francisco Goulão - Esta é a página oficial do professor português, surdo e especializado na área de surdes. Há links para outros sites do professor e também para as suas histórias ilustradas dedicadas a alunos surdos.
OPPI: Observatório de políticas públicas de infoinclusão - O OPPI tem como objetivo estimular a participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas públicas nesta área. No site há informações, links e artigos relacionados à infoinclusão.
PESSOAL VEJA ESSAS DICAS DE BLOG!
Existem diversos modos de colocar noticias no seu blog, uma delas é usar os Gadgets Como por exemplo, o do UOL Noticias: http://noticias.uol.com.br/widgets. Além desse podemos encontrar facilmente outros no Google Gadgets :
http://www.google.com/ig/directory?synd=open&cat=news
Depois que escolher qual deles irá colocar no seu site, você pode configurar o tipo de borda e tamanho que ele aparecerá, mas tenha cuidado ao configurar o tamanho a fim de não deixar muito pequeno para que não fique aparecendo somente uma parte do conteúdo.
Após isso é só pegar o código e colocar no seu site/blog. No Blogspot isto é feito pela pagina editar layout, adicionar elemento, html/javascript, então é só colar o código na janela que aparece e clicar para salvar.
Related Posts with Thumbnails
Refletindo sobre Aprendizagem Inovadora
Caros colegas, este curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias esta me proporciando aprendizagens significativas. Percebo a cada dia a amplitude dos meus conhecimentos tanto no âmbito pessoal e profissional.
sexta-feira, 27 de abril de 2012
ATIVIDADE 2.4 CONCEITUANDO HIPERTEXTO COLETIVAMENTE
Ao falar em Hipertexto ele nos mostra imagens de pequenos textos e sons que deixa centralizado no que está vendo, observando as imagens, cores, a música e pequenas falas. No caso da leitura e da escrita muda a forma de você ler pelo fato de pegar só uma parte do texto, pequenas palavras, na escrita, e no modo de escrever mais curto, adaptando de um jeito mais diferenciado do normal. Para o professor, no ensino a aprendizagem é preciso buscar e desenvolver falas que possa facilitar o entendimento dos alunos, textos maiores para textos menores, onde os mesmos irão pro seguir e fazer comentários mais significativos.
ATIVIDADE 2.2 NAVEGANDO EM HIPERTEXTO
Mediante a pesquisa feita na internet referente ao conceito de hipertexto compreendi o que é hipertexto, como também clicar nos links facilitando a aprendizagem como também os conhecimentos. Ao clicar nos links não me perdi consegui visualizar várias informações e consegui voltar na página inicial quando necessário. Mesmo tendo várias informações saberia enumerar todas as páginas que naveguei. Sendo tudo muito sensacional navegar neste tema.
ATIVIDADE 2.1 NAVEGANDO EM HIPERTEXTO
O NAVEGAR SEM MEDO DO DESCONHECIDO, UMA PERSPECTIVA DE NOVAS DESCOBERTAS, DÚVIDAS E INCERTEZAS DO QUE ENCONTRAR. MAS É UMA AVENTURA DELICIOSA .
ATIVIDADE 1.3 O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
O uso de diferentes linguagens da mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metódologias de trabalho. Alunos e professores precisam apropriar-se da tecnologia tanto no que se refere ao uso do computador, internet como de outras ferramentas de comunicação e informação, refletindo sobre como podem usar a tecnologia para aprender e ensinar.
Atividade 1.2 QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
Nestas últimas décadas a educação trouxe novos desafios aos educadores, a cada instantes os professores se veem no impasse de rever suas prioridades em relação a educação. É, pois estamos na era tecnológica, novas dinâmicas de desenvolvimentos científicos, bem como numa perspectiva bem globalizada de informações.
Neste contexto, nos obriga a estar por dentro destas aquisições de conhecimentos, fundamentais tanto intelectual, econômico, politico e social. A prática educativa relaciona-se com diversos fatores; A competitividade, a forma de Gestão, a democratização do saber e a necessidade de formação de grupos de excelência.
Piaget já dizia que, enquanto não nos depararmos com obstáculos, realizamos muitas coisas sem consciência real de nossas ações. Ele afirmava serem as dificuldades as responsáveis pelo despertar da consciência nas pessoas. Portanto, o que nos resta é nos despertar e correr atrás destas novas tendências.
Atividade1.1 REFLEXÕES INICIAIS
A importância da tecnologia no dia-a-dia Nos vivemos em um mundo de maravilhas tecnológicas, porem encontramos horrores e miséria absoluta no dia-a-dia. Sabemos que a tecnologia veio para auxiliar o homem, lhe oportunizando meios rápidos de informações, deixando sua vida bem mais ágil, com descobertas fantásticas, chegando a amenizar o sofrimento da humanidade, porem a gente sabe que nem todos a utilizam para o bem, isso é uma pena, pois alem de atrasar sua vida destrói a vida de outras pessoas. Enquanto que, se a pessoa a utilizá-la a seu favor é uma ferramenta capaz de lhe proporcionar segurança para adquirir conhecimento, aprender e se sobressair no mundo atual superar as exigências do mercado e da sociedade, sendo esta, rigorosa e excludente. A informática possibilita hoje uma pratica democrática que ate então não era possível. Sendo assim, a tecnologia pode nos permitir ações antes impraticáveis. Com as redes de computadores podemos hoje nos comunicar com qualquer parte do mundo de forma praticamente instantânea. Se tivermos terminais de computadores de fácil acesso a toda população teremos uma infinidade de informações disponíveis para todos e consequentemente uma revolução na educação. Com tudo percebe-se a importância do profissional se preparar teoricamente, através de cursos preparatórios para assim, repassar com segurança os conteúdo programáticos em sala de aula. Uma vez que segundo Pozo e Postigo (...) a escola já não pode proporcionar toda a informação relevante, porque esta é muito mais volátil e flexível que a própria escola, o que se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporciona-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação critica da informação (Pozo e Postigo, 2000).
Assinar:
Postagens (Atom)