terça-feira, 12 de junho de 2012

Atividade 4.4 e 4.5 - Produzindo o relato multimídia do seu projeto pedagógico

Atividade 4.3 -Analisandoo panorama do uso das mídias nas nossas escolas

Silvio Pereira, Neste texto ele reflete sobre as transformações que ocorreram desde que as tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano da humanidade. Nele, Silvio apresenta uma colocação feita por Belloni  que diz: “Ao interferir nos modos de perceber o mundo, de se expressar sobre ele e de transformá-lo, estas técnicas modificam o próprio ser humano”, dessa forma.. Infelizmente muitas pessoas estão utilizando as mídias para agredir, denegrir e prejudicar outrem, o que é extremamente desfavorável às transformações positivas. Neste contexto, é de grande responsabilidade nos como professores sermos multiplicadores de transmitir e fazerem nossos alunos a pensarem , refletirem e conscientizarem dos valores que poderão ser útil e agradável como também perigoso e prejudicial ao meio em que vivemos.


Atividade 4.2 REPOSITÓRIOS EDUCACIONAIS DE MATERIAL MULTIMÍDIA

São sites interessantes são eles:  (Tv escola, Rived, Porta curtas, Portal do Professor e Domínio público) são muito útil  esses recursos para que o professor possa estar pesquisando e enriquecendo suas aulas e elaborando projetos e planos através dos sites de pesquisas e inovações. Todos eles contribuem para uma prática dinâmica e enriquecedora.

Atividade 4.1 Conhecendo Ojetos Multímidias

Na minha concepção é inegável a integração em diferentes linguagens nas aulas em todos os níveis de ensino. Nesse contexto, filmes são recursos que mais facilmente são incorporados no ambiente escolar, é um espaço rico em interações sociais, portanto a importância da motivação em sala de aula é um grande meio pelo qual se realiza o processo ensino aprendizagem. Sabe-se que o professor é o maior responsável de facilitar a construção neste processo. O cinema e a TV são dotados de linguagem própria e compreendê-los vai além da simples apreciação de filmagens (imagens e sons), assim como ler é mais do que decodificar palavras.o papel passivo da recepção da imagem e do som. Soma-se a isso a possibilidade de criar o diálogo entre as diferentes mídias, comparando-se características e informações obtidas em cada uma delas Somente a prática reflexiva traz novas perspectivas aos processos educativos.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Atividade 3.5 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

O currículo é um guia, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica é mais um instrumento para ajudar o professor. O currículo, não compreende apenas as matérias ou os conteúdos do conhecimento, mas também sua organização e seqüência adequadas, bem como os métodos que permitem um melhor desenvolvimento dos mesmos e o próprio processo de avaliação,incluindo questões como o que, como e quando avaliar. O currículo não substitui o professor, mas é um instrumento a seu serviço. Cabe ao professor orientar e dirigir o processo de ensino-aprendizagem, inclusive modificando o próprio currículo de acordo com as aptidões, os interesses e as características culturais dos educando.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividade 3.5 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

Todos os conteúdos do projeto estavam inseridos no currículo escolar. E os alunos puderam vivenciar as atividades propostas mediante ao uso das novas tecnologias. O currículo é um guia, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica é mais um instrumento para ajudar o professor. O currículo, não compreende apenas as matérias ou os conteúdos do conhecimento, mas também sua organização e seqüência adequadas, bem como os métodos que permitem um melhor desenvolvimento dos mesmos e o próprio processo de avaliação,incluindo questões como o que, como e quando avaliar. O currículo não substitui o professor, mas é um instrumento a seu serviço. Cabe ao professor orientar e dirigir o processo de ensino-aprendizagem, inclusive modificando o próprio currículo de acordo com as aptidões, os interesses e as características culturais dos educando.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Atividade 3.4 Relato do Projeto

Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade 3: Currículo, Projetos e Tecnologias  
Atividade: 3.3 Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Cursistas:
  • Albenize Dias Silva Almeida
  • Ana Maria Morais de Lima
  • Anailza Magalhães Xavier Fagundes
  • Decilene Gomes da Cruz
  • Domingas Texeira do Nascimento Oliveira
  • Glaucia Maria da Cruz Botelho
  • Helia Maria da Costa
  • Lina Maria de Jesus Freitas Pereira
  • Maria Mazoleine Araújo Lima
  • Maria Sebastiana Pereira Jorge
  • Sivanilde Rodrigues da Silva Ferreira
  • Valdirene Bezerra de Goveia

Unidade Escolar: Escola Especial Estrela da Esperança
Turma: A
Data: 22/05/2012

TEMA: Água, fonte de vida

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
    Componente Curricular
   Tema
Ensino Fundamental Inicial
           Ciências
Meio Ambiente; Uso racional da água.
Ensino Fundamental Inicial
        Matemática
Jogos, tabelas, gráficos.
Ensino Fundamental Inicial
    Língua   Portuguesa
Leituras em livros, revistas e na Internet, escrita de textos, criação de histórias,



Ensino Fundamental
Inicial
                              Artes
Confecção de painéis, utilização do paint, recortes, colagens.


DADOS DA AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
·         Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
·          Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
·          Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
·          Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água, ajudando-os a descobrirem os sintomas e as causas reais desse problema.
Estratégias e recursos da aula
  • Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. (Contar histórias associada ao tema);
·         Pesquisa em sala de aula sobre o tema (Leituras, jogos); 
·         Desenvolver grupos de discussões para tratar de assuntos diversos, como o desperdício, poluição dos recursos hídricos e doenças - desabastecimento e diminuição dos recursos disponíveis para o consumo;
·         Utilizar diversos recursos didáticos e tecnológicos, atividades e soluções, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas, internet, data-show, música, etc; dispondo da montagem de um mural sobre o assunto em lugar visível a toda comunidade escolar;
·         Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;
·         Visita ao córrego Guarazinho;
·         Visita à estação de tratamento de água e esgoto de Guaraí;
·         Palestra sobre a qualidade da água de Guaraí.


1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Explanação oral sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. Para enriquecimento das informações, os alunos serão levados ao LABIN para obterem mais informações com imagens das causas do desperdício de água e quais são as medidas que estão sendo tomadas para a resolução do problema.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  
Após ter sido realizado o levantamento das causas do desperdício da água, os alunos serão orientados a pesquisarem em sala de aula sobre o tema, realizando leituras em diversos recursos, tais como: revistas, livros, enciclopédias; onde estarão em pequenos grupos, criando histórias, utilizando cartazes com imagens e escrita mediante o entendimento obtido, para posteriormente apresentarem aos demais colegas de turma e da escola como num todo.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Visita ao córrego Guarazinho para verificar o quanto o mesmo vem sofrendo com a falta de conscientização do ser humano, depositando em suas águas todo tipo de lixo doméstico existente nas residências próximas ao mesmo.
Para registrar as observações realizadas, os alunos levarão cadernos, lápis, máquina digital, bem como se utilizarão de entrevistas com os moradores dos arredores do córrego.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Visita à estação de tratamento de água e esgoto de Guaraí. Os técnicos responsáveis pelo tratamento da água do município de Guaraí estarão mostrando para os alunos quais etapas devem ser realizadas para a manutenção da água e quais as conseqüências acarretadas para a nossa saúde, caso esse tratamento não seja realizado devidamente.
Palestra com a Engenheira Andréia Silva sobre a qualidade da água de Guaraí e a responsabilidade que temos como cidadãos para a manutenção da mesma. 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Tabulação dos dados coletados durante as visitas e apresentação para as demais turmas da escola sobre as informações obtidas no decorrer do projeto.
Em grupos, os alunos apresentarão diversas descobertas sobre o uso racional da água para toda comunidade escolar, através de músicas, vídeos, painéis, cartazes e danças.
Avaliação
O trabalho com o tema “Água, fonte de vida” foi riquíssimo, pois proporcionou aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, ampliando assim, a consciência dos mesmos sobre as questões relativas à água no meio ambiente.
Através da realização desse projeto, os alunos puderam despertar o senso crítico quanto à cultura de preservação da água, conhecendo suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

Contextualizando a mudança: da teoria a prática

Na execução do Projeto desenvolvido em sala de aula foi possível utilizar os informativos sobre a Dengue,Usou-se  entrevistas, panfletos, maquina fotográfica, data show, caixa de som amplificada, e a filmadora para gravar para as entrevistas feitas apresentadas pelos alunos. Toda a equipe escolar participaram com muito entusiasmo e interesse deste projeto que foi sensacional.

Atividade 3.1 Explorando o Software HAGAQUÊ

O HagáQuê é Sofware educacional livre riquíssimo em recursos que favorece aos alunos desenvolver  sua criatividade e escrita. 
Disponibiliza-se variadas  imagens com diversos componentes para a construção de Histórias em quadrinhos, e outros, como,editor  de textos e ainda outros recursos que  facilita no processo de ensino-aprendizagem, que auxilia na escrita  e na linguagem.É uma ferramenta que todas as crianças gostam.

Atividade 3. 1 - Fórum - Contextualizando a mudança

Para o professor é necessário que usem os recursos, como: TV, Som, DVD, Data – show, Câmera digital,   no laboratório de informática.
Embora as características da sociedade tecnológicas sejam únicas e um tanto quanto recentes, elas começaram há ser desenhadas muito tempo, na minha concepção essas tecnologias ajudam muito o professor, para se dar ums aulas diferentes, passar um filme no data-show, usar o som e principalmente ir ao laboratório de informática é um incentivo enorme para o aluno, incentiva a ter uma aprendizagem mais abrangente e a curiosidade para manusearem as máquinas com temas e vídeos novos, sendo assim, as aulas sem duvidas são mais  produtivas e participativas.

Atividade 3.1 - Contextualizando a mudança

Diante da minha prática como professora,observo e valorizo as experiência de cada aluno e as estratégias que desenvolvo, são sempre baseadas nas dificuldades observadas e apresentadas pelos os mesmo; As idéias e questionamentos tem que ser discutidas, mesmo sendo alunos especiais procuro compreende-los ouço as sua idéias dúvidas e levando em consideração a dificuldades de cada educando.

Navegando no Wikipedia

A Wikipedia é um ambiente onde as informações são postadas em forma de hipertexto de forma bem ampla. É uma enciclopédia on-line que conta com a colaboração de pessoas do mundo inteiro. Os assuntos são tratados englobando vários eixos desde a etimologia passando pela história e demais aspectos que possam enriquecer o assunto, facilitando no ensino aprendizagem.

Registro Digitalda Experiencia

segunda-feira, 30 de abril de 2012

REFLEXÃO DO DIA!

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Paulo Coelho

TEXTO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Sites sobre Educação inclusiva Alunos Rede Saci - A Rede SACI atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando a estimular a inclusão social e digital, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência. O site disponibiliza diversas notícias e artigos relacionados a educação especial e inclusão, acessibilidade e tecnologia. Há também espaço para interação entre os usuários da rede. Núcleo de Informática na Educação Especial da UFRGS - Este site disponibiliza informações sobre os projetos desenvolvidos, links de referência, relatos do trabalho com alunos e textos relacionados à informática na educação especial. Acesso Brasil - Neste site é possível encontrar notícias sobre acessibilidade para diversos tipos de deficiência, além de acessar um curso com recusos multimídia sobre a língua de sinais brasileira (LIBRAS). Há também o DaSilva, uma ferramenta para avaliação de acessibilidade de sites. Escola de gente - Este site, que tem como objetivo democratizar o conceito e a prática da sociedade inclusiva, disponibiliza diversos textos, dicas de sites, notícias e informações sobre cursos. Entre Amigos - Este site disponibiliza informações, textos e dicas sobre a pessoa com deficiência. Tambem possui um canal de comunicação entre os visitantes. Braille Virtual logo Braille Virtual - A Faculdade de Educação da USP disponibiliza o curso on-line aberto, público e gratuito de Braille. O curso é orientado não só a educadores, como também crianças, pais e professores. Deaf-blogs - Este é um site que tem como objetivo reunir pessoas surdas de diversas localidades do mundo para que compartilhem suas experiências utilizando Língua de Sinais. Professor Francisco Goulão - Esta é a página oficial do professor português, surdo e especializado na área de surdes. Há links para outros sites do professor e também para as suas histórias ilustradas dedicadas a alunos surdos. OPPI: Observatório de políticas públicas de infoinclusão - O OPPI tem como objetivo estimular a participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas públicas nesta área. No site há informações, links e artigos relacionados à infoinclusão.

PESSOAL VEJA ESSAS DICAS DE BLOG!

Existem diversos modos de colocar noticias no seu blog, uma delas é usar os Gadgets Como por exemplo, o do UOL Noticias: http://noticias.uol.com.br/widgets. Além desse podemos encontrar facilmente outros no Google Gadgets : http://www.google.com/ig/directory?synd=open&cat=news Depois que escolher qual deles irá colocar no seu site, você pode configurar o tipo de borda e tamanho que ele aparecerá, mas tenha cuidado ao configurar o tamanho a fim de não deixar muito pequeno para que não fique aparecendo somente uma parte do conteúdo. Após isso é só pegar o código e colocar no seu site/blog. No Blogspot isto é feito pela pagina editar layout, adicionar elemento, html/javascript, então é só colar o código na janela que aparece e clicar para salvar. Related Posts with Thumbnails

Refletindo sobre Aprendizagem Inovadora

Caros colegas, este curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias esta me proporciando aprendizagens significativas. Percebo a cada dia a amplitude dos meus conhecimentos tanto no âmbito pessoal e profissional.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ATIVIDADE 2.6 PLANO DE AULA

ATIVIDADE 2.4 CONCEITUANDO HIPERTEXTO COLETIVAMENTE

  Ao falar em Hipertexto ele nos mostra imagens de pequenos textos e sons que deixa centralizado no que está vendo, observando as imagens, cores, a música e pequenas falas. No caso da leitura e da escrita muda a forma de você ler pelo fato de pegar só uma parte do texto, pequenas palavras, na escrita, e no modo de escrever mais curto, adaptando de um jeito mais diferenciado do normal. Para o professor, no ensino a aprendizagem é preciso buscar e desenvolver  falas que possa facilitar o entendimento dos alunos, textos maiores para textos menores, onde os mesmos irão pro seguir e fazer comentários mais significativos.
O  hipertexto possuie como caractéristica principal o texto não linear, dando ao leitor a possíbilidade de utilizar a línguagem textual e não textual"sons, imagens, vídeo, etc."Criando suas próprias opções e trajetórias de leituras.

ATIVIDADE 2.2 NAVEGANDO EM HIPERTEXTO

Mediante a pesquisa feita na internet referente ao conceito de hipertexto compreendi  o que é hipertexto, como também clicar nos links facilitando  a aprendizagem   como também os conhecimentos. Ao clicar nos links não me perdi consegui visualizar várias informações e consegui voltar na página inicial quando necessário. Mesmo tendo várias informações saberia enumerar todas as páginas que naveguei. Sendo tudo muito sensacional navegar neste tema.

ATIVIDADE 2.1 NAVEGANDO EM HIPERTEXTO

O NAVEGAR SEM MEDO DO DESCONHECIDO, UMA PERSPECTIVA DE NOVAS DESCOBERTAS, DÚVIDAS E INCERTEZAS DO QUE ENCONTRAR. MAS É UMA AVENTURA DELICIOSA .

ATIVIDADE 1.6 WEBQUEST

ATIVIDADE 1.5 MAPA CONCEITUAL DE APRENDIZAGENS

ATIVIDADE 1.4 PESQUISA NA ESCOLA

ATIVIDADE 1.3 O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS

 O uso de diferentes linguagens da mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metódologias de trabalho. Alunos e professores precisam apropriar-se da tecnologia tanto no que se refere ao uso do computador, internet como de outras ferramentas de comunicação e informação, refletindo sobre como podem usar a tecnologia para aprender e ensinar.

Atividade 1.2 QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Nestas últimas décadas a educação trouxe novos desafios aos educadores, a cada instantes os professores se veem no impasse de rever suas prioridades em relação a educação. É, pois estamos na era tecnológica, novas dinâmicas de desenvolvimentos científicos, bem como numa perspectiva bem globalizada de informações.
   Neste contexto, nos obriga a estar por dentro destas aquisições de conhecimentos,  fundamentais tanto intelectual, econômico, politico e social. A prática educativa relaciona-se com diversos fatores; A competitividade, a forma de Gestão, a democratização do saber e a necessidade de formação de grupos de excelência.
   Piaget já dizia que, enquanto  não nos  depararmos com obstáculos, realizamos muitas coisas sem consciência real de nossas ações. Ele afirmava serem as dificuldades as responsáveis pelo despertar da consciência nas pessoas. Portanto, o que nos resta é  nos despertar e correr atrás destas novas tendências.

Atividade1.1 REFLEXÕES INICIAIS

A importância da tecnologia no dia-a-dia Nos vivemos em um mundo de maravilhas tecnológicas, porem encontramos horrores e miséria absoluta no dia-a-dia. Sabemos que a tecnologia veio para auxiliar o homem, lhe oportunizando meios rápidos de informações, deixando sua vida bem mais ágil, com descobertas fantásticas, chegando a amenizar o sofrimento da humanidade, porem a gente sabe que nem todos a utilizam para o bem, isso é uma pena, pois alem de atrasar sua vida destrói a vida de outras pessoas. Enquanto que, se a pessoa a utilizá-la a seu favor é uma ferramenta capaz de lhe proporcionar segurança para adquirir conhecimento, aprender e se sobressair no mundo atual superar as exigências do mercado e da sociedade, sendo esta, rigorosa e excludente. A informática possibilita hoje uma pratica democrática que ate então não era possível. Sendo assim, a tecnologia pode nos permitir ações antes impraticáveis. Com as redes de computadores podemos hoje nos comunicar com qualquer parte do mundo de forma praticamente instantânea. Se tivermos terminais de computadores de fácil acesso a toda população teremos uma infinidade de informações disponíveis para todos e consequentemente uma revolução na educação. Com tudo percebe-se a importância do profissional se preparar teoricamente, através de cursos preparatórios para assim, repassar com segurança os conteúdo programáticos em sala de aula. Uma vez que segundo Pozo e Postigo (...) a escola já não pode proporcionar toda a informação relevante, porque esta é muito mais volátil e flexível que a própria escola, o que se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporciona-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação critica da informação (Pozo e Postigo, 2000).