sábado, 2 de abril de 2011

Diálogo Teórico

DIÁLOGO TEÓRICO
PIAGET E O MOVIMENTO COGNITIVO:
Interessante e necessário para o professor é conhecer as ideias de Piagt quanto ao desenvolvimento cognitivo do homem, a fim de ajustar o ensino ás condições de aprendizagem do educando e de criar condições que lhe favoreçam o desenvolvimento intelectual.
As principais ideias de Piaget são expostas em duas partes. A primeira, concepção do homem e da aprendizagem, a segunda, desenvolvimento cognitivo.
Concepção do homem e da aprendizagem; O ser vivo caracteriza-se por auto atividade que se manifesta, basicamente, pela motricidade. O próprio pensamento, para Piaget, é a interiorização da atividade motora.
O ser vivo tende a conservar a sua estrutura pelo que se encontra em constante processo de organização interna, a fim de conservar a sua identidade. Essa identidade é mantida dinamicamente, uma vez que o organismo mantém um equilíbrio dinâmico, por meio de dois processos, o da assimilação e o de a acomodação. Seguindo assim, suas teorias são sábias e de grandes relevâncias nas abrangências no ensino a aprendizagem.
Vale lembrar também a teoria da aprendizagem significativa, segundo David Paul Assubel, médico, tendo se especializado em psiquiatria. Professor da Universidade de Colúmbia em Nova York, ele é representante do “Cognitivismo”, que define um dos tipos de aprendizagem cognitiva. A aprendizagem cognitiva pode ser definida com na qual certo conteúdo é inserido na estrutura cognitiva de forma organizada, criando um complexo organizado de informações.
Um dos outros tipos de aprendizagem são comumente citados por educadores e cientista, sendo de suma importância o educador estar a par destes conhecimentos tão importantes, tanto prático como teórico.

2 comentários:

  1. Parabéns Glaucia, continue assim, com seu blog atualizado! Sucesso.
    Madalena-UCA

    ResponderExcluir
  2. Olá Glaucia! Quando pude e precisar me procure para atualizar suas atividades!
    Madalena

    ResponderExcluir