ATIVIDADE- 1.3-
PROJETO E SUAS CARACTERÍTICAS.
Todo projeto é interdisciplinar?
É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
. Trabalhar a interdisciplinaridade através de técnicas inovadoras, buscando a vida cooperativa e a aprendizagem.
. Seguindo sugestões de atividades de como apresentar e desenvolver situações pedagógicas.
.Aprendendo as várias etapas de realização e tipos de projetos.
Considerando a criança como um ser global, onde o afetivo, o cognitivo e o simbólico estão interligados, levando-o a sentir, pensar, agir e representar, inteirando o meio físico ao humano, caberá á escola criar espaço onde a troca de experiências, os significados, as ideias serão construídos e partilhados.
A educação deve ser entendida e trabalhada de forma interdisciplinar, onde não se priorize somente uma área de conhecimento, mas com sua totalidade, tornando a atividade prazerosa, lógica e atrativa para a criança.
“A atividade do sujeito aprendiz é determinante, na construção de seu saber operatório. Ele nunca está ele nunca está sozinho, isolado. Ele age em integração com meios ao seu redor.”
(Josette Jolibert)
Ressaltando-se que a pedagogia de Projetos gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltiplas relações com o exterior e afirmar-se vivenciando a experiência positiva do confronto com os outros e da solidariedade; não depender das escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se após a escolha, planejar suas ações, assumir responsabilidades, se atende de seus aprendizados, produzindo algo com sentido. Permitindo assim que a criança construa e dê sentido á sua atividade de aluno.
Para se conseguir esta organização, é necessário ao aluno o:
Escolher, implementar, regular, discutir, criticar, viver, responsabilizar-se, realizar, comentar,
Nenhum comentário:
Postar um comentário